Roteiros de Charme renovam parceria com Programa de Turismo da ONU

Foi assinado recentemente em Paris um acordo de cooperação entre o Programa de Turismo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sob a Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia (DTIE), e a Associaç&

  
  

Foi assinado recentemente em Paris um acordo de cooperação entre o Programa de Turismo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sob a Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia (DTIE), e a Associação de Hotéis Roteiros de Charme. O PNUMA visa assegurar a gestão e o uso sustentável do meio ambiente para o desenvolvimento do turismo.

O memorando prevê, para os próximos dois anos, a aplicação por parte dos Roteiros de Charme de indicadores de desempenho ambiental, diretrizes sobre biodiversidade, turismo e melhores práticas, e a disseminação das publicações do PNUMA sobre turismo.

A Associação hoteleira também deverá contribuir para a implementação da Campanha sobre férias sustentáveis, como membro do Comitê Gestor do Projeto no Brasil promovido pelo PNUMA/DTIE, em parceria com os Ministérios de Meio Ambiente e de Turismo.

Este é o terceiro acordo assinado entre as duas entidades, consolidando ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo e responsabilidade empresarial, especialmente na América Latina.

Em 1999, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme adotou um Código Voluntário de Ética e Conduta Ambiental desenvolvido em cooperação com PNUMA/DTIE. Desde então, a entidade tem sido reconhecida como um parceiro importante em várias atividades.

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme, fundada em 1992 como organização sem fins lucrativos, congrega hoje 47 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos independentes, de norte ao sul do Brasil. Seus associados visam preservar os 41 destinos turísticos onde operam, que incluem a Mata Atlântica e o Pantanal, aplicando no Brasil os princípios de responsabilidade social e ambiental.

Fonte: Roteiros de Charme

  
  

Publicado por em