SC lança programa de gestão da informação em turismo

Santa Catarina será o primeiro Estado a ter um serviço inteligente de informações para investimentos no turismo sustentável, o SIGTUR - Sistema de Informações Geográficas para o Turismo. O lan&cce

  
  

Santa Catarina será o primeiro Estado a ter um serviço inteligente de informações para investimentos no turismo sustentável, o SIGTUR - Sistema de Informações Geográficas para o Turismo.

O lançamento acontecerá no dia 13 de setembro, às 18h, na Chopperia Expresso, em Blumenau, com do Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel que representará o Governador.

Com esta ferramenta será possível integrar as atividades do turismo regional em uma base cartográfica e promover a bacia hidrográfica como potencial turístico, em uma base de sustentabilidade ambiental. “A gestão de informação é estratégica para o desenvolvimento da indústria do turismo. No caso da bacia hidrográfica do rio Itajaí, este sistema será fundamental para que a região deflagre o processo de aproveitamento de seu potencial turístico”, afirma o secretário Gilmar Knaesel.

O levantamento de dados ambientais, culturais, turísticos e sócio-econômicos servirá para elaboração de roteiros turísticos integrados para a bacia hidrográfica permitirá a identificação de áreas potenciais para a criação de estruturas de apoio náutico. “Este sistema mostra as potências das bacias hidrográficas dentro de cada município”, afirma o presidente da Ekko, Brasil Junior Carvalho.

A bacia do Rio Itajaí é a maior da vertente Atlântica do Estado de Santa Catarina e sua paisagem é dividida em três compartimentos naturais: o Alto Vale, o Médio Vale e a Região de Foz do Itajaí. O maior curso d’água da bacia do Itajaí é o rio Itajaí-Açu. Seus formadores são os rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul.

Fonte: Jornal de Turismo

  
  

Publicado por em