Turismo consciente lança pacote de férias diferenciado

O turista que quiser conhecer a Amazônia de maneira sustentável, em busca de conhecimento e interação total com a natureza, acaba de ganhar uma ótima opção para as férias de julho

  
  
Região Amazônica

A região amazônica, que compreende os estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, é muito conhecida pela diversidade de fauna e flora e pela tomada de hectares de florestas por exploradores de terra. Umas das maneiras de toda a sociedade brasileira contribuir com a preservação deste importante ecossistema é a conscientização iniciada a partir dos próprios moradores da região que tem a pesca e algumas outras atividades extrativistas como a única forma de movimentar a economia local.

Outro setor importante e menos explorado na região é o turismo. Pensando em aliar diversão e entretenimento com um turismo ecologicamente correto onde os visitantes são inseridos na cultura local de maneira sustentável, a Turismo Consciente, agência de turismo paulista pioneira no segmento de turismo comunitário na Amazônia, desde 2007 visa consolidar o turismo sustentável na região. O Objetivo é levar o turismo de forma organizada e pouco impactante já que o aumento desordenado do turismo na Amazônia Legal também poderá contribuir com aumento de impactos ambientais e alterações no sistema organizacional de comunidades ribeirinhas.

São mais de 10 roteiros que aliam conforto e segurança com interação entre as comunidades locais, tribos indígenas – inclusive com participação em festas típicas e confecção de artesanato – passeio pelo centro histórico das cidades que incluem mercados, museus e teatros, visita a sítios de caboclos que organizam trilhas em terra firme, além de passeio de barco noturno para ver os jacarés.

Férias

A próxima temporada de férias está chegando e pensando nisso a Turismo Consciente lança para o mês de julho os roteiros intitulados como Manaus e Expedição Anavilhana. A cidade de Manaus, situada à margem esquerda do Rio Negro, é mundialmente conhecida pela atividade industrial e vem se destacando pelo crescimento do ecoturismo. Além de belos parques ecológicos e uma gastronomia peculiar, tem tudo que uma cidade grande pode oferecer: hotéis, shoppings e opções de entretenimento. Ainda em Manaus, a cidade de Novo Airão, localizada sobre o arquipélago de Anavilhanas – o maior arquipélago de águas fluviais do mundo – é uma região intocada e extremamente aprazível o que favorece o ecoturismo, já que situada na região mais preservada da Amazônia.

O turista que fizer a opção pelo ecoturismo contará durante cinco dias com uma natureza exuberante, parques ecológicos, infinitas áreas verdes e com a praticidade e conforto que uma grande cidade pode proporcionar, em Manaus além da infraestrutura comercial e o mais famoso parque industrial brasileiro há também o mundialmente famoso Teatro Municipal de Manaus.

O roteiro

A fim de causar menos impacto ambiental, os grupos levados pela Turismo Consciente aos passeios ecológicos são de 16 a 20 pessoas. Para garantir a interatividade com a natureza e com as comunidades locais, o visitante irá conhecer toda a região e descansar a bordo de um barco-hotel luxuoso e aconchegante. Com apenas oito suítes que poderão ser utilizadas por duas pessoas cada, o barco conta com solário, sala de estar climatizada, biblioteca e os mais modernos equipamentos náuticos disponíveis aos visitantes.

O ínicio da viagem será dedicado às apresentações e visita aos marcos históricos e comerciais da cidade de Manaus, tais como: Teatro Amazônia (será realizada visitação interna), Mercado Adolpho Lisboa, Igreja de São Sebastião e Igreja Matriz de São Leopoldo pontos turísticos marcantes por sua arquitetura refinada.

Para os admiradores do vasto ecossistema local, um passeio de canoa onde todos poderão apreciar aves, répteis, plantas exóticas e árvores gigantes é um dos programas mais esperados. Todo o passeio é feito pelo rio Solimões e suas águas que se encontram, por uma extensão de nove quilômetros, junto com o Rio Negro.

O ponto alto da viagem acontece durante o passeio sustentável ao assentamento dos índios vindos do Alto Rio Negro, onde o visitante conhecerá os costumes, história, artesanato e língua nativa. Através de atividades com a comunidade indígena a interação ambiental e cultural é total. Todos os passeios do grupo são realizados com apoio logístico e monitoramento, garantindo assim mais segurança.

Outros passeios serão realizados e durante os cinco dias o prazer da interação com meio ambiente, cultura e pessoas levarão os turistas a conhecer uma Amazônia muito diferente das dos livros e jornais.

Mais do que o prazer de uma viagem de férias o turista irá encontrar encantamento, em cada amanhecer ou entardecer será possível ver de fato o que é estar na Amazônia.

Fonte: Bio Comunicação Assessoria de Imprensa

  
  

Publicado por em