Turismo de Base Comunitária

São iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e geram emprego e renda.

  
  

Do uso sustentável do patrimônio natural, particularmente em áreas protegidas e propriedades rurais, da manutenção e vivência com modos de vida tradicionais, de quilombolas, caiçaras e ribeirinhos ou de uma maquete de favela em uma comunidade no Rio de Janeiro nasce um produto ou serviço turístico diferenciado. São iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e geram emprego e renda. Estas iniciativas são identificadas como Turismo de Base Comunitária (TBC).

No 4º Salão do Turismo, de 1º a 5 de julho, no Anhembi, a ação de fomento às iniciativas de TBC será divulgada, por meio de uma exposição das atividades e dos serviços e produtos turísticos de TBC num espaço de 100 m², onde estarão representadas alguns projetos selecionados pelo Edital de Chamada Pública de Projetos nº. 001/2008.

Os objetivos da Chamada foram:
• Fomentar as iniciativas existentes organizadas e/ou identificadas como de Turismo de Base Comunitária (TBC);
• Apoiar projetos de TBC, para o fortalecimento de roteiros segmentados, com foco no território para o desenvolvimento local e inclusão social, qualificação, certificação, apoio à produção associada ao turismo e desenvolvimento local/inclusão social.

O fomento às iniciativas de TBC foi dividido em cinco linhas temáticas:
1) produção associada ao turismo
2) qualificação profissional
3) planejamento estratégico e organização comunitária
4) promoção e comercialização
5) o fomento às práticas de economia solidária.

O MTur recebeu 500 propostas de projetos, o que superou em muito a expetivativa de 100 projetos para seleção inicialmente previtos. A região que mais apresentou propostas foi o Sudeste, com 34% das propostas, o Sul ficou em segundo lugar, com 23% e o Nordeste, em terceiro, com 22%. Todas as Unidades da Federação participaram da seleção.

O aumento da demanda fez o MTur elevar de 10 para 50 a quantidade projetos selecionados. Uma banca formada por especialistas de cinco ministérios e três instituições federais de ensino superior avaliou o material e definiu os selecionados.

Cada projeto receberá de R$ 100 mil a R$ 150 mil. Os 50 projetos foram divididos em grupos de 25 para apoio nos exercícios de 2008 e 2009, sendo que atualmente foram formalizados 30 dos 50 projetos. Agora, menos de um ano uma nova ação de divulgação foi desenhada contando com a participação dos projetos selecionados no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Além da exposição de divulgação da ação de fomento ao TBC e dos projetos selecionados para inserção no mercado, no Salão do Turismo o tema será objeto de uma mesa de debates no Núcleo do Conhecimento, no dia 03 de julho, das 14h às 16h, com a apresentação de duas experiências de TBC, Acolhida na Colônia – SC, destino referência do segmento turismo rural, pelo Programa de Regionalização do Turismo, e Fundação Casa-Grande - CE, situada no destino indutor Nova Olinda, representados respectivamente por Thaise Guzzatti e Alemberg Quindins. Estas apresentações serão debatidas pela representante do MTur, Jurema Monteiro, e pelo Profº. Roberto Bartholo da UFRJ. Outra atividade importante relacionada com TBC no Salão será o lançamento no dia 03 de julho às 20 horas do livro “Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras” resultado da parceria entre o LTDS/UFRJ e MTur com organização dos professores Roberto Bartholo, Davis Sansolo e Ivan Bursztyn.

Para saber mais
www.turismo.gov.br

Credenciamento
Jornalistas, visitantes e voluntários interessados em participar do 4º Salão do Turismo podem se cadastrar gratuitamente no site www.salao.turismo.gov.br

Calendário
Quarta (01 de julho) a sexta (03 de julho)
das 14h às 22h
Sábado (04 de julho)
das 10h às 22h
Domingo (05 de julho)
das 10h às 20h

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em

Judy

Judy

11/03/2010 03:28:24
Achei este projecto de TBC mUITO interessante. E so tenho a lisonjear ao vosso Governo que apoia iniciativas desse genero garra.
Eu estou em Mocambique, trabalhado tambem em projectos desse genero. Gostava de entrar em contacto com alguem que pudesse intercambiar comigo. Agradecia resposta breve,

Bom dia

Erica