Turismo sustentável, turismo sensacional

Programa de enfrentamento da exploração sexual do Ministério do Turismo marca presença na Casa Brasil, espaço de divulgação do país em Joanesburgo

  
  
Crianças carentes de Joanesburgo visitam a Casa Brasil e se encantam com os atrativos brasileiros

Turistas de todas as partes do mundo tem passado pela Casa Brasil, em Joanesburgo, na África do Sul. Em média, são 700 por dia. No espaço, localizado em uma das regiões mais movimentadas da cidade, os visitantes encontram informações sobre o Brasil, seus estados, sua cultura, seu futebol e uma de suas prioridades, a proteção dos direitos da criança e do adolescente.

No hall de entrada da casa e em todos os estandes regionais, há brochuras e diversos materiais de divulgação que mostram que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime no Brasil. A coordenadora geral do programa, Elisabeth Bahia, visitou o local nesta quinta-feira (1).

Ela explica que um dos objetivos da iniciativa é fazer um alerta aos turistas que querem conhecer o país: “A imagem do Brasil no exterior está mudando. Queremos que estes visitantes estejam focados nas belezas naturais e na alegria do povo brasileiro, não em se relacionar sexualmente com crianças e adolescentes. Eles irão sabendo que a prática é ilegal”.

Todas as informações sobre o programa de prevenção à exploração sexual estão disponíveis em três idiomas, inglês, espanhol e português.

BRAZIL SENSATIONAL!

A Casa Brasil é um espetáculo de cores, sons, tecnologia e diversidade. Além dos estandes de todas as regiões, é possível ver reproduções de obras de artistas que marcaram a história do país, como Tarsila do Amaral. Uma das áreas que mais atraem os visitantes é o espaço de projetos tecnológicos da Finep.

Quem passa pelo lugar, não consegue deixar de assistir a uma das partidas entre Grêmio e Internacional, em versão 3D, com definição seis vezes mais alta que o Full HD. O Robô-gol também faz sucesso. Trata-se de um pebolim moderno, com controle semelhante a um fliperama, onde os jogadores são pequenos robôs.

As crianças é que se divertem no local. Além dos filhos de turistas, cerca de 600 alunos de escolas públicas da região visitarão a casa até o dia 11 de julho. Os meninos e meninas, a maioria carente, aproveitam ao máximo e levam vários brindes para casa, como bolas e bonés. A alegria é total.

A Casa Brasil fica aberta todos os dias, de 14h às 18h, no Sandton Convention Centre, em Joanesburgo.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em