WWF-Brasil e BID realizaram workshop sobre políticas locais de turismo sustentável

O WWF-Brasil e o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) promoveu nos dias 27 e 28 de novembro o workshop `Políticas locais de turismo sustentável : definindo estratégias de fomento e gestão para um turismo mais responsável`. O evento ocorreu n

  
  

O WWF-Brasil e o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) promoveu nos dias 27 e 28 de novembro o workshop `Políticas locais de turismo sustentável : definindo estratégias de fomento e gestão para um turismo mais responsável`.

O evento ocorreu no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e teve a participação exclusiva de organizações públicas e privadas, além de técnicos especialistas diretamente relacionados com a temática.

No Brasil, há diversas iniciativas de relevância em políticas públicas que buscam contribuir para um turismo mais responsável.

`Existe um consenso entre especialistas de que o desenvolvimento do turismo que almeja ser sustentável em nível local (ou de destinos) necessita fortalecer suas instituições e criar instrumentos públicos representativos dos interesses dos atores sociais do turismo`, explica o coordenador do Programa de Turismo e Meio Ambiente do WWF-Brasil, Sérgio Salvati.

Para contribuir com um turismo mais responsável e gerador de benefícios amplos para a sociedade, o workshop se propõe a alcançar três objetivos:

· identificar e debater modelos, experiências e estudos de casos na formulação e aplicação de políticas públicas locais em turismo sustentável;

· desenvolver um entendimento participativo sobre os melhores procedimentos para a formulação, aplicação e gestão de mecanismos legais de fomento e controle em turismo em nível local;

· desenvolver um documento com os resultados do workshop, composto por uma análise técnica das normas legais que afetam a atividade turística, por modelos de códigos e leis de incentivo e controle de seu desenvolvimento, por estudos de caso nesta área e por uma análise crítica sobre a gestão participativa destas políticas.

Por ocasião deste evento, foi oferecido para debate um documento de consultoria do WWF-Brasil sobre o tema, delimitando como as legislações em seus diferentes níveis
afetam ou são afetadas pela atividade turística, esclarecendo as competências do município em atuar com políticas de fomento e controle e propondo um conjunto modelo de leis e decretos para a adequada implantação de uma política local em turismo, visando sua sustentabilidade econômica,social e ambiental a longo prazo.

O Workshop também contou com parceria e apoio técnico do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e dos Ministérios do Turismo(MTur),do Meio Ambiente (MMA) e do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS).

Fonte: Assessoria de Imprensa do WWF-Brasil

  
  

Publicado por em