Você sabe como acumular milhas aéreas? Aqui damos 10 dicas LEGAIS de como conseguir e como multiplicar milhas de formas simples.

Aprenda 10 dicas simples de como acumular e multiplicar suas milhas

  
  
Todos os anos milhares de milhas são desperdiçadas no Brasil e no mundo por falta de informação. A grande maioria das pessoas possuem milhas acumuladas muitas vezes em diversos programas e nem sabem, perdendo a oportunidade de facilitar as viagens de seus sonhos.

.

Viajar sem pagar passagens aéreas para muitos ainda é um mistério ou algo que parece estar distante da realidade, mas não é bem assim.
Apesar de até mesmo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) dar dicas para acumular e usar bem suas milhas aéreas, a maioria das pessoas nem sabe que já possui milhas acumuladas suficientes pra fazer uma viagem sem pagar passagens aéreas e acabam deixando as milhas expirar.

O que são milhas?

As milhas são resultado de “programas de relacionamento” de bancos em parceria com as companhias aéreas e os programas de fidelidade, ou de empresas que também oferecem milhas no consumo de produtos e serviços. Os pontos com cartões de crédito normalmente são contabilizados como U$1 gasto = 1 milha, mas em alguns cartões o ganho de milhas são mais generosos e podem chegar a U$1 gasto = 2,2 milhas (depende da categoria do cartão, gold, platium, etc). Já os pontos acumulados com viagens, podem variar de acordo como programa de fidelidade de cada empresa ou a distância percorrida. Os pontos de empresas variam somente de acordo com os regulamentos de seus programas de fidelidade.

Para ganhar milhas é essencial participar de programas de fidelidade. Para isto é necessário se cadastrar, acompanhar as promoções, bem como as alterações dos regulamentos

Como começar a ganhar milhas?

É legal ter em mente que para usufruir de milhas você precisa entrar em um relacionamento, isto é, se envolver com pelo menos 2 organizações parceiras e ser “fiel” a elas. Nas companhias aéreas é necessário se cadastrar nos programas de fidelidade através dos sites e guardar com você o número da sua “conta” já que ele será necessário sempre que quiser transferir suas milhas ou fazer check-in. No seu banco você precisa conversar com o seu gerente para ver quanto já possui em milhas e quando desejar solicitar a transferência para a companhia aérea de sua preferência. Para as empresas que oferecem milhas como benefício no consumo de seus produtos e o procedimento é o mesmo (cadastro no site, atividade e consumo).

A maioria dos cartões de crédito e alguns de débito bonificam o titular com pontos que podem ser transferidos para programas de milhagem. Com esses cartões, sempre que você compra algum produto ou serviço, já está acumulando milhas. São diversas as formas de ganhar milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas, hospedagens, locação de veículos e diversos produtos.

A maioria dos cartões de crédito oferecem milhagem de acordo com os gastos efetuados. O acúmulo pode variar de acordo com a categoria do cartão. Consulte o seu banco para se informar qual cartão e bandeira pode te oferecer melhor custo/benefício.

Dicas para acumular e turbinar as milhas

  • Verifique se o seu cartão de crédito possui benefícios interessantes para o acúmulo de pontos conforme você paga suas despesas, e certifique-se que este cartão de crédito possui parceria com programas de milhagem das companhias aéreas que você utiliza ou pretende utilizar.
  • As milhas podem ser acumuladas em uma viagem (ao comprar as passagens). Quanto maior for o trecho percorrido, mais milhas são acumuladas. Ainda se fizer um trecho relativamente grande e preferir vôos com conexões, pode facilmente dobrar esses pontos. Se você pagar estas passagens com o cartão que pontua, então você acumula milhas em dois lugares, no cartão, e na milhagem da cia aérea.
  • Algumas redes de postos de combustíveis, possuem programas de fidelidade bem interessantes. Às vezes não depende necessariamente de você abastecer ou não, ou mesmo do valor que você abastece. Você pode simplesmente se cadastrar no site e na compra de um chiclete na conveniência já está pontuando.
Postos de combustíveis estão disputando seus clientes ofertando pontos que são transformados em milhas em condições bastante atrativas. Vale a pena se informar pois você pode ganhar os pontos até sem abastecer e além de ganhar os pontos, na transferência para milhagem você pode dobrar a quantidade
  • Você pode se cadastrar em quantos programas de milhagem quiser e muitas vezes somente pelo cadastro já ganha uma quantia em milhas. Os principais programas de milhagem das companhias aéreas brasileiras são TAM Multiplus, Smiles Gol, TAM Fidelidade, Amigo Avianca e Tudo Azul da Azul.
  • Mesmo se cadastrando em mais de um programa de fidelidade, procure concentrar as suas milhas em uma só, caso contrário ao distribuí-las por diversas companhias aéreas, será bem mais difícil conseguir milhas suficientes para trocar por passagens.
  • Diariamente aparecem promoções, condições e oportunidades ótimas de viagem. São hotéis, locação de carros, passagens a preços imperdíveis, e em todas elas é possível utilizar milhas. Sempre que puder visite os grandes sites de promoções, se informe.
  • Os pontos acumulados em um programa de fidelidade podem ser turbinados ou dobrados na transferência para outro programa, por isso para aproveitar é tão importante estar atento às novidades que estão rolando, pois são promoções relâmpago.
  • Uma dica bacana é se organizar para pagar as contas com o seu cartão de crédito. Isso mesmo! Luz, água, telefone, boletos em geral! Muitas pessoas têm receio de usar tanto o cartão de crédito, mas sabendo quais são exatamente seus gastos fixos não fica difícil, praticando dessa forma, o processo passa a ser muito semelhante ao débito, e o crédito tem a vantagem de os extratos serem muito mais detalhados. Se informe no seu banco sobre taxas e tipos de limites e se for o caso, colocar as contas no débito automático do cartão de crédito pode ser uma boa.
Pagar contas mensais com cartão de crédito aceleram o ganho das suas milhas. Todo o dinheiro antes gasto
  • Fique de olho nos extratos! Saiba que as milhas têm validade, se você não quiser perdê-las deve estar atento às das datas e antes que expirem transfira-as, se possível, para outro programa de fidelidade. Como as transferências exigem o pagamento de taxas, uma alternativa também seria vendê-las para quem possa usá-las antes do vencimento.
  • Cada empresa que oferece milhas no consumo de algum bem ou serviço possui suas regras particulares. Para que seu esforço não seja em vão, vale a pena ler todos os regulamentos em cada site.

Não é legal!

Gerar boletos de pagamentos inexistentes. Não é necessário falar que esse tipo de ação vai contra as regras, mas ainda há quem pense que não há problemas. Um boleto legal só é gerado a partir de um consumo de um produto ou serviço. Toda a transação que ludibria, engana ou é falsa, é uma fraude, portanto ilegal.

O acúmulo de milhas é facilmente possível com apenas algumas mudanças de hábito, com um pouco de dedicação e “estar antenado”. Mudando a sua a rotina, as suas programações anuais podem ser muito mais prazerosas, incluindo uma boa viagem para aquele lugar que você sempre quis tanto ir mas esperava ter dinheiro.
Para melhorar, as empresas aéreas usualmente possuem atendimento prioritário para clientes com milhas, oferecendo algumas regalias.

As milhas podem te proporcionar facilidades indispensáveis. Vale a pena gastar um tempinho e um pouco de dedicação nas mudanças de hábitos para aproveitar melhor as suas viagens.

É importante reforçar que o esquema das milhas é utilizado no mundo todo, é uma espécie de “mimo” das empresas aéreas e parceiras para conquistar clientes e movimentar a operação. Nada ilegal, fraudulento, ou coisa do gênero deve ser aceito. As regras estão constantemente em mudanças, então é de extrema importância buscar se informar das alterações ocorridas na participação dos programas. Se soubermos utilizar com responsabilidade as milhas são muito bem vindas.

  
  

Publicado por em