Vôo Verona-Parnaíba põe Piauí na rota internacional

Pousou no dia 9/01, no Aeroporto João Silva Filho, em Parnaíba, no Piauí, o terceiro vôo com visitantes estrangeiros operado pela companhia Air Italy proveniente de Verona (Itália). Trata-se do primeiro charter internacio

  
  

Pousou no dia 9/01, no Aeroporto João Silva Filho, em Parnaíba, no Piauí, o terceiro vôo com visitantes estrangeiros operado pela companhia Air Italy proveniente de Verona (Itália). Trata-se do primeiro charter internacional com destino ao Estado.

“É um passo importante para essa região, que busca espaço no mercado internacional. E para o País, em relação à diversificação dos destinos que oferecemos ao público italiano”, afirma Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR .

Ele representa o Ministério do Turismo e o Instituto, juntamente com autoridades locais, no evento que vai recepcionar os turistas que desembarcam.

Essa ligação está a cargo da operadora italiana Prima Classe. As dez operações entre as duas cidades foram iniciadas no dia 26/12 e seguem, em freqüência semanal, sempre às terças-feiras, até o dia 27/02 (o vôo que traz novos turistas leva de volta os que vieram na semana anterior).

Até agora, nos dois desembarques efetuados, em 26/12 e em 2/01, chegaram ao todo 206 visitantes estrangeiros (93 e 113 pessoas, respectivamente). Neste último, vieram também operadores e jornalistas italianos, como parte das ações de promoção empreendidas pelo governo do Piauí, dentro de um programa de viagem de familiarização.

“Com este vôo temos a oportunidade de apresentar aos italianos um novo destino além dos já tradicionais para esse mercado, como Natal (RN), Maceió (AL) e Recife (PE). Na verdade, estamos trabalhando um destino pouco conhecido até mesmo para muito brasileiros”, avalia a consultora do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Itália, Liane Galina.

“Além disso, é a primeira vez que esta operadora comercializa o produto Brasil. O que é promissor, pois é uma empresa com experiência no trabalho com novos destinos e que foi uma das primeiras a levar vôos charter para Cuba, por exemplo”, acrescenta.

“E também é interessante o perfil do público que tem sido atendido pela operadora, que é o de Incentivo, o que abre perspectivas ainda mais interessantes para a região no futuro”, completa Liane.

A concretização dos vôos contou com participação da EMBRATUR nas negociações entre operadora e companhia aérea, o governo do Piauí e autoridades da aviação brasileira. Também prestou apoio através do repasse de recursos da verba descentralizada do Instituto, mecanismo pelo qual são financiadas ações de promoção turística internacional dos Estados, com autonomia para a destinação por parte dos Fóruns Estaduais de Turismo. Desta maneira, o Piauí pôde realizar ações como a vinda dos profissionais estrangeiros.

O aeroporto João Silva Filho foi internacionalizado no final de 2003. Sob responsabilidade da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), passou por obras de reforma, ampliação e extensão da pista durante o ano de 2004. Localiza-se em ponto estratégico, possibilitando o acesso a diversos destinos turísticos da região, tais como o Delta do Parnaíba e o Parque dos Lençóis Maranhenses, entre outros.

Fonte : Embratur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Murilo campos

Murilo campos

22/04/2009 23:02:04
Muito legal!está na hora de pensar em construir um shopping, porquer a cidade de parnaíba merece,tendo em vista que e a segunda maior cidade do estado.Quanto ao aeroporto,demoro.